duvidas-especialização

Você sabe a diferença entre Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado?

Não há dúvida que atualmente apenas a graduação não é mais um diferencial para garantir um emprego de qualidade. A formação educacional após a graduação torna-se fator decisivo para garantir empregabilidade e uma boa renda.
Segundo matéria do site de notícias g1.globo.com, o investimento em cursos de qualificação, como graduação e pós-graduação, pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos. No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%. Os dados são da 54ª edição da Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação com mais de 2 milhões de profissionais, de mais de 25 mil empresas em 4.063 cidades de todo país. Segundo o levantamento, em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%.
Mas, na hora de se especializar fica sempre a dúvida, qual a diferença entre Pós-graduação, Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado?
Todos esses cursos são chamados de pós-graduação, pois os cursos de pós-graduação são todos aqueles que vêm depois da graduação. Dentre eles, existem dois tipos: a pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu”:

1)  Pós-graduação lato sensu, que são a especialização e o MBA.
A especialização é um aprofundamento e atualização do profissional em uma determinada área, onde o profissional será especialista em uma área mais técnica, mais específica, como por exemplo, Especialização em Gestão de manutenção, em Energia, em Segurança do Trabalho e Engenharia de maneira geral. A Especialização é indicado para profissionais que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado. Pode ser realizado tanto por recém-formados quanto por profissionais mais experientes que desejam se qualificar mais sobre determinado assunto. A Especialização também é bastante procurada por profissionais que desejam mudar de área, dando subsídios para que o profissional possa realizar uma guinada no percurso da carreira. Por exemplo, um Engenheiro de Manufatura mudar para área de Manutenção ou vice-versa.

Em contrapartida, o MBA tem um foco em gestão, mercado e negócios. É bastante procurado por quem quer se preparar para ser líder ou gestor. Por exemplo, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão da Produção e Qualidade. O MBA tem objetivo de ampliar competências gerenciais e empreendedoras para profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, visando capacitar pessoas para assumir cargos de gestão nas empresas, como supervisores, coordenadores, gerências, diretorias e presidências, tornando-os capazes e qualificados para liderar pessoas, gerir recursos escassos, definir e compreender estratégia e projetos. É indicado para líderes ou gestores em formação ou com carreira consolidada.
Muitos profissionais procuram um desses dois cursos logo após a conclusão da graduação, tendo o objetivo de realizar uma educação continuada.

2) Pós-graduação Stricto sensu, que são o mestrado, doutorado e o pós-doutorado;
Esses cursos são direcionados para o aspecto acadêmico das áreas, e consiste nos mestrados, doutorados e pós-doutorados. O primeiro passo para entrar num mestrado ou doutorado é apresentar seu projeto para uma comissão de seleção. Ela analisa o interesse e a abordagem do tema proposto. Se ele é aceito, o aluno começa o curso. Se for vetado, é preciso pensar em outro projeto.
Os cursos stricto sensu são indicados para quem deseja profundidade de pesquisa, e pretende desenvolver conhecimento. Esses cursos demandam tempo e dedicação muito maior que as especializações e o MBA. Por exemplo, a dissertação ou a tese vão exigir uma demanda de tempo muito alto para serem elaboradas. Ou seja, exige organização e obstinação, porém esse profissional vai sair em um patamar bem diferenciado.
Apesar de grande parte dos formados nos programas de mestrados e doutorado seguirem a carreira acadêmica, como professores e pesquisadores, há espaço também para que o mestre ou doutor atue em empresas. A medida que se aumenta o número de empresas estrangeiras no país, também aumenta o número de pesquisas e desenvolvimento de novos projetos, alavancando a demanda por esses profissionais. Exemplos como Samsung, Embraer, Petrobras, Siemens e FCA (fiat chrysler automobiles) tem metres e doutores trabalhando nos seus quadros de funcionários.

E qual a diferença entre o Mestrado e o Doutorado?

Vamos começar pelo Mestrado. Geralmente um programa de mestrado tem duração de 2 anos. O maior objetivo do mestrado é formar profissionais capazes de efetuar uma pesquisa que, no mínimo, sistematize o conhecimento mais atual a respeito de um determinado tema. Além disso, o Mestre deve ser capaz de comunicar os resultados de sua pesquisa eficientemente. Essa competência se revela tanto por meio escrito (a dissertação) quanto por meio oral (daí a necessidade de defesa do seu texto perante uma banca examinadora).
Não se exige, no mestrado, que o estudante desenvolva um trabalho a respeito de um tema original (inédito). Entretanto, é necessário mostrar a capacidade de elaborar um texto denso. Demanda-se raciocínio analítico, a fim de que se demonstre a aptidão para discutir criticamente seu objeto de estudo considerando as mais variadas posições a respeito do tema escolhido.
Existem ainda dois tipos de Mestrado: o acadêmico, mais teórico, aconselhado para quem pretende lecionar e pesquisar, e o profissionalizante, que segue requisitos semelhantes ao mestrado acadêmico, mas oferece uma formação com ênfase na qualificação profissional, sendo prático e voltado para o mercado de trabalho. Geralmente as pessoas que atuam em empresas privadas, fazem o Mestrado profissional. No Brasil, o mestrado é equivalente ao título Master of Science, dado pelas universidades americanas

Num nível mais aprofundado que o do Mestrado, o Doutorado é o passo seguinte no seu conhecimento dentro do seu campo de estudos. Durante o também denominado PhD, Doctor of Philosophy (Título de Doutor concedido no exterior), você consolida e intensifica um aprendizado, tornando-se um pesquisador. O programa de doutorado geralmente tem duração de 4 anos entre aulas, pesquisa e elaboração da sonhada Tese. Durante uma boa parte do curso, você terá de dedicar-se a uma pesquisa extensiva em uma matéria da sua escolha, que culmina em uma tese, com defesa oral obrigatória no final do Doutorado. O número de disciplinas no Doutorado também é muito superior do que no Mestrado e a exigência da língua inglesa em um programa de doutorado é muito alta. Inclusive, alguns programas de doutorado como o da UFPE, exige uma nota mínima nas provas do TOEFL ou IELTS.

Mais a principal diferença de um programa de mestrado e doutorado está na pesquisa a ser desenvolvida. No doutorado, exige-se que o autor desenvolva uma pesquisa original, inédita, demonstrando grande capacidade analítica. A originalidade da pesquisa exige que o doutorando tenha uma forte concentração no propósito central da tese sem se perder em devaneios. Isso exige grande habilidade de trabalhar com objetivos relativamente indefinidos. Como a pesquisa é desenvolvida em território desconhecido – justamente por ser inédita -, é preciso explorar diversos “becos sem saída”. Formular e reformular hipóteses, reconstruir o problema de pesquisa faz parte do jogo. Discutir e rediscutir com o orientador, reconhecer equívocos, questionar as próprias pressuposições teóricas; tudo isso é parte do seu cotidiano. Esse título é a “carta branca” que você precisa para se tornar em um professor universitário ou trabalhar em uma área específica. Hoje, para entrar para lecionar em uma Universidade Federal ou Estadual, o título de Doutor é uma exigência mínima.

Então pessoal, antes de escolher entre cursos lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado ou doutorado), o profissional deve checar se o perfil do curso está adequado com seu momento na carreira e suas expectativas profissionais.
Além disso, um dos grandes objetivos dos programadas da Pós-graduação (independente de qual você escolher) é reunir profissionais de diferentes áreas, mas com a mesma perspectiva de crescimento profissional, a fim de promover networking, ou seja, troca de conhecimento, experiências e, quem sabe, oportunidades de carreiras.
Todas as dúvidas sanadas com relação às diferenças entre MBA e pós-graduação de especialização, Mestrado ou Doutorado? E então, qual é sua opção para seguir carreira? Deixe seu comentário!

Referências
https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/pos-graduacao-pode-aumentar-salario-em-ate-118-diz-pesquisa.ghtml Acesso em 30/05/2018
https://extra.globo.com/noticias/educacao/profissoes-de-sucesso/pos-graduacao-ou-mba-conheca-as-diferencas-entre-os-cursos-17343689.html Acesso em 30/05/2018
https://viva-mundo.com/pt/noticia/post/diferenca-especializacao-mestrado-e-doutorado

Profissional atuando há mais de uma década em cargos de liderança nas áreas de produção e qualidade em multinacionais como ARLANXEO e Petrobras. Doutor, Mestre e Engenheiro de Produção pela UFPE. Professor Efetivo da Universidade de Pernambuco (UPE) e dos principais programas de pós-graduação e MBA do Estado, como Fundação Getúlio Vargas (FGV), UPE, Universo e FBV/Wyden.

9 Replies to “Você sabe a diferença entre Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado?”

  1. Excelente matéria Professor Helder, sou engenheiro de produção e ex-aluno seu da UNIVERSO, pretendo realizar uma pós-graduação lato sensu na área de gestão da manutenção.

    Abraço.

  2. Ótimo artigo Helder ,me formei na Universo em engenharia de produção , foi uma ótima experiência pois já era formado em matemática pela UFRPE. Trabalho na Musashi há 16 anos e sou supervisor de PCP. Pretendo fazer um MBA nesta área futuramente .

  3. Ótima matéria. Realmente um tema simples mas geram muitas dúvidas nos graduandos. Como sempre nos deixando cada vez mais informados.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *