Engenheiro de Segurança do Trabalho

Empresa: Engie Brasil
Local: Jaboatão – PE – Brasil

O profissional será responsável por desenvolver, analisar, planejar, controlar e promover ações no atendimento às demandas de Gestão de Segurança da ESOM (ENGIE Soluções Operação & Manutenção) e suas contratadas. A posição será para atuar dentro da estrutura da ENGIE Brasil Soluções e internamente será denominada “Engenheira/Engenheiro de Segurança”.

Principais responsabilidades:

  • Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento;
  • Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;
  • Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição e agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como: poluentes atmosféricos, ruídos, calor radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;
  • Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custos;
  • Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho, zelando pela sua observância;
  • Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalações e equipamentos, opinando do ponto de vista da Engenharia de Segurança;
  • Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de Segurança;
  • Projetar sistemas de proteção contra incêndio, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes;
  • Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a Segurança do Trabalho, delimitando áreas de periculosidade;
  • Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio, assegurando-se de sua qualidade e eficiência;
  • Opinar e participar da especificação para aquisição de substâncias e equipamentos cuja manipulação, armazenamento, transporte ou funcionamento possam apresentar riscos, acompanhando o controle do recebimento e da expedição;
  • Elaborar planos destinados a criar e desenvolver a prevenção de acidentes, promovendo a instalação de comissões e assessorando-lhes o funcionamento;
  • Orientar o treinamento específico de segurança do trabalho e assessorar a elaboração de programas de treinamento geral, no que diz respeito à Segurança do Trabalho;
  • Acompanhar a execução de obras e serviços decorrentes da adoção de medidas de segurança, quando a complexidade dos trabalhos a executar assim o exigir;
  • Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes desses exercícios;
  • Propor medidas preventivas no campo de Segurança do Trabalho, em face do conhecimento da natureza e gravidade das lesões provenientes do Acidente de Trabalho, incluídas as doenças do trabalho;
  • Informar aos trabalhadores e à comunidade, diretamente ou por meio de seus representantes, as condições que possam trazer danos à sua integridade e as medidas que eliminam ou atenuam estes riscos e que deverão ser tomadas.
  • Participar de reuniões de trabalho com outras equipes da ESOM (ENGIE Soluções Operação & Manutenção), representando os interesses de Saúde e Segurança;
  • Participar ativamente na fiscalização das atividades das empresas contratadas no que se refere a questões de Saúde e Segurança.
  • Monitorar indicadores e definir maneiras de melhorar desempenho tanto da ESOM quanto de seus contratados em termos de Segurança e Saúde;
  • Coletar, criticar, validar, compilar dados e submetê-los às instâncias superiores da ESOM;
  • Definir escopo de documentação de Saúde e Segurança e analisar documentos de contratados;
  • Elaboração e revisão de instruções e procedimentos de suporte ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança;
  • Identificação e monitoramento da aderência a requisitos legais por parte da ESOM;
  • Planejamento da implementação de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.

Requisitos:

  • Formação: Ensino Superior Completo em Engenharia;
  • Área de Formação: Segurança do Trabalho e áreas afins;
  • Registros e Certificações: CREA;
  • Idiomas: Inglês Intermediário.

Desejável:

  • Formação: Ensino Superior Completo em Engenharia e Pós-graduação;
  • Área de Formação: cursos e/ou treinamentos em gestão de segurança e saúde e/ou áreas afins;
  • Idiomas: Inglês Avançado.

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