Indicador OEE (EFICIÊNCIA GLOBAL DOS EQUIPAMENTOS): o que você precisa saber para medir a eficiência dos sistemas de Produção.

A mensuração do desempenho é essencial para todas as empresas, especialmente nos sistemas de fabricação, a vantagem competitiva não pode ser alcançada sem a presença de monitoramento e controle de desempenho precisos (HWANG et al., 2017). Em posse disto, os indicadores de desempenhos (KPIs) são definidos como um conjunto de medidas utilizadas para o auxílio do controle e orientação da empresa em direção à melhoria e tomada de decisões eficazes. Pois, possibilita a empresa mensurar seus resultados e identificar os pontos de melhoria.

Em 2014 foi criada a ISO22400 “Sistemas de automação e integração – principais indicadores de desempenho para gerenciamento de operações de fabricação”, com o intuito de definir o conjunto de indicadores para gerenciamento de operações de fabricação, suas métricas; definições e áreas de aplicações. Entre os KPIs apresentados o encontra-se o Overall Equipment Effectiviness (OEE), um dos KPIs mais populares da manufatura, que surgiu no final da década de 80 proposto por Seiichi Nakajima e tornou-se um fator importante para melhoria contínua do sistema de produção.

OEE é uma maneira eficaz de analisar o desempenho dos equipamentos, levando em consideração as seis maiores perdas explanadas na literatura. O indicador mensura o desempenho e produtividade das operações e os expressa em porcentagem. Destarte, o OEE pode ser empregado para a avaliação do desempenho global da organização, indicando o quão bem os processos se saindo, se tornando um indicador de uso comum para fins de medição de desempenho (ANDERSSON E BELLGRAN, 2015; ESMAEEL et al.,2018; CHIKWENDU,CHIMA e EDITH, 2019).

Então, vamos saber mais sobre o OEE? Acompanha a leitura do artigo por completo e deixa seu comentário.

Conhecendo mais sobre o OEE (O que propõe, Quais os fundamentos e Como é calculado)

A maioria das empresas de manufatura enfrenta desafios complexos a serem gerenciados, incluindo o desperdício de tempo, dinheiro e energia. Dessa forma, O OEE é bastante utilizado para avaliar a capacidade real de produção sem defeitos; o desempenho do sistema e a disponibilidade dos equipamentos, conduzindo a melhores resultado e respondendo às perguntas:

  1. O quão disponíveis meus equipamentos estão para operação? 
  2. O quão rápido estou produzindo? 
  3. Quantos produtos foram produzidos sem gerar perdas de produção?

Um dos principais objetivos do Overall Equipment Effectiveness (OEE) é a redução da perda de produtividade, causada pelas 6 grandes perdas. E o que são as 6 grandes perdas?

Fonte: O Autor

Essas perdas geram insghts sobre os fatores de Disponibilidade; Performance e Qualidade, que serão agregados e fornecerão o índice OEE.

  • Disponibilidade: Indica o quão disponível os equipamentos estão para produzir quando requisitado. Ou seja, é a razão entre o tempo produzido e o tempo programado.

Leva em consideração todos as perdas de tempo geradas pelas interrupções não programadas do sistema (Paradas oriundas de Quebra ou falha no equipamento).

  • Performance: Representa a produtividade real do sistema, é a relação entre a velocidade nominal (velocidade projetada) e a velocidade operacional real (Considera as reduções de velocidade e pequenas paradas).
  • Qualidade: Expressa o quanto se está produzindo dentro das especificações. É a relação entre a quantidade de itens dentro das especificações e a quantidade total produzida.

Como o OEE é calculado?

Exemplo: Dados registrados do primeiro turno.

InformaçõesDados
Duração do turno8 horas (480 minutos)
Intervalos2 intervalos de 30 minutos
Tempo total de inatividade47 minutos
Tempo de ciclo ideal1 segundo
Quantidade de itens produzidos19.271 peças
Quantidade de itens não conforme423 peças
  • Calculo da Disponibilidade:

Tempo programado: Tempo total – Paradas programadas (Intervalos) = 480-90 = 420 minutos

Tempo produzindo = Tempo programado – Paradas não programadas = 420-47 = 373 minutos.

  • Calculo da Performance:

O sistema foi capaz de produzir 19.271 peças em 373 minutos, na velocidade nominal o sistema deveria produzir 60 peças por minuto, um total de 22380 (60*373).

  • Calculo da Qualidade:

Quantidade de itens produzido sem defeito: 19.271 – 423= 18.848

Para obtenção do índice de desempenho global (OEE) deve-se fazer a multiplicação dos 3 fatores (disponibilidade, performance e qualidade):

Observe que para obtenção de alto índice de desempenho é necessário que todos os fatores tenham bons resultados. Esse indicador é um índice de referência, muito utilizado para o Benchmarking mundial. Seiichi observou que em sua experiencia as empresas de classe mundiais apresentavam um índice superior à 85%, entretanto isso foi em um local e contexto especifico, segundo estudos a maioria das empresas apresentam em média um OEE próximo à 60%.

Para a implantação, acompanhamento e aumento do OEE é necessário o engajamento e conhecimento de toda a equipe em relação ao que está ocorrendo no chão de fábrica em tempo real. E como implementá-lo e controla-lo? Veja a seguir:

Implantação e controle do indicador:

Para a implantação do indicador na planta fabril é necessário planejamento e estruturação. Se não a empresa não disponibilizar os recursos; a capacitação e conscientização de todos em relação ao indicador e sua importância, provavelmente não alcançará o objetivo almejado.

  1. Planejamento e estruturação

Em primeiro lugar, deve-se definir o(os) responsáveis pela implantação do indicador na empresa e todos os envolvidos, como se observa o indicador envolve três grandes áreas no universo industrial, a Manutenção (Disponibilidade); a Qualidade e a Produção (Performance). Antes de mais nada, os gestores responsáveis por cada área devem estar cientes do que é o indicador, qual seu objetivo e como cada um deles contribuirá para a obtenção índice.

É preciso também definir como ocorrerá o apontamento de dados (Paradas, Produtos acabados, Refugos, Retrabalhos), como serão estabelecidos os padrões de paradas, quem os apontará e como esses dados serão compilados para obtenção do resultado. Há dois meios de isso ocorrer, a depender dos recursos disponíveis na organização:

  • O apontamento pode ocorrer manualmente durante os turnos de trabalho, para isso todos os operadores deverão ser treinados e orientados a preencher as fichas e reportar fielmente o que ocorre no dia a dia da produção. Padrões e códigos de paradas deverão ser estabelecidos para facilitar não só o apontamento, como também a extração análise de dados. Posteriormente, esses dados podem ser enviados ao responsável que irá inserir esses dados no sistema e gerar dashboards para acompanhamento e emissão de relatórios.
  • Ou eletronicamente, onde em cada linha de produção todos as informações já são absorvidas por uma tecnologia capaz de reportar ao sistema e emitir automaticamente as informações sobre os fatores e índice do OEE.

Além disso, a meta deve ser estabelecida, quanto se deseja alcançar? Quais as referências a seguir? Lembre-se que a meta deve ser realística e de acordo com a realidade dos seus processos, caso contrário apenas gerará frustração. O importante não é só fixar no número absoluto do indicador, mas compreender todas as áreas envolvidas, trabalhar forte a integração e identificar como podemos melhorar esse número?

  1. Tratamento de dados e Gestão à vista.

O analista responsável por analisar todos os dados obtidos tem uma grande mina de informações a explorar em suas mãos. Mas o que ele deverá informar nas reuniões? Que informações são relevantes para debate e propostas de melhoria? O que merece destaque? É esse raciocínio que ele deverá seguir para estruturar e emitir o relatório para a gerência e extrair informações como por exemplo:

  • Qual linha de produção apresentou menor desempenho e por que?
  • Qual tipo de falha é mais recorrente?
  • Em qual turno ou equipamentos há maior incidência de falhas?
  • Qual a quantidade de refugos gerados em cada turno e por que?
  • Quais as oportunidades de melhorias?

Esse relatório servirá como input para a reunião de resultados que conduzirá os gestores à tomar iniciativas de melhorias e desenvolver ações para aumentar o grau de desempenho, além de eliminar desperdícios de tempo e de produto.

O índice OEE também deverá ser exposto para todos por meio da gestão à vista, enfatizando a importância da busca pela excelência e demonstrando o resultado

alcançado pela equipe. Infográficos podem ser utilizados para conscientizar a importância do apontamento e do que significa o indicador, despertando maior sentimento de colaboração em todos.

Como o OEE auxilia os gestores na tomada de decisões e planejamento?

A partir das informações extraídas dos relatórios sobre o OEE, evidenciam-se quais os problemas a serem solucionados, e torna-se possível investigar os principais pontos falhos e necessitados de atenção. A partir de então, os gestores direcionarão seus esforços e recursos para desenvolver projetos ou propor ações de melhoria voltados a esses problemas que estão reduzindo os resultados da organização.

O gerente de manutenção ao obter as informações sobre o nível de disponibilidade e investigar as causas, planejará melhor as ações de manutenção e a periodicidade delas. O gerente de Qualidade ao avaliar o fator qualidade poderá identificar as causas que estão levando a avarias e retrabalhos e o Gestor de Produção saberá coordenar melhor seus operadores e processos produtivos.

Por esse motivo, esse indicador tornou-se tão difundido globalmente, não só pela mensuração do desempenho ou pelo benchmarking realizado a partir dele, mas também pela integração que ele proporciona entre as áreas. A gestão conjunta proporciona maior ganho à empresa e deve ser posta em prática em toda a cultura e gestão empresarial.

Quais os ganhos obtidos com o uso do OEE?

Além do auxilio na tomada de decisão, o uso do indicador na rotina da fábrica assegura maior nível de serviço prestado ao cliente, pois foca no aumento do número de itens conformes (Qualidade), na confiabilidade do sistema(Disponibilidade) e na padronização dos processos e redução da falha operacional (Produção), levando à maior excelência e melhores resultados.

A redução do custo também é promovida, pois há uma redução gasto despendido pela empresa com refugo e retrabalho e com ações de manutenção para corrigir as quebras/falhas mais constantes. Todos esses ganhos levam ao aumento da produtividade, menor custo e consequentemente maior lucratividade, segundo Robert Hansen (2001) a cada 1% do aumento do OEE tem-se um incremento médio de 3,5 a 7% na lucratividade.

Conclusão
O OEE difundiu-se então como uma potente ferramenta para a busca da excelência operacional e competitividade no mercado, auxiliando as empresas não só na mensuração do desempenho ou no benchmarking que a mesma proporciona, como também se tornou um input ao planejamento estratégico, fortalecendo a gestão empresarial.

Referências

ANDERSSON, C. E BELLGRAN, M. On the complexity of using performance measures: Enhancing sustained production improvement capability by combining OEE and productivity. Journal of Manufacturing Systems, v.35, p.144-154, 2015.

CHIKWENDU, O.C.; CHIMA, A.S.; EDITH, M.C. The optimization of overall equipment effectiveness factors in a pharmaceutical company. Heliyon, v.6, n.4,2020.

ESMAEL et al. Understanding of business performance from the perspective of manufacturing strategies: fit manufacturing and overall equipment effectiveness. Procedia Manufacturing, v.22, p.998-1006,2018.

HWANG et al. Developing performance measurement system for Internet of Things and smart factory environment. International Journal of Production Research, v. 55, n.9, p.2590–2602, 2017.

NAKAJIMA, S. Introduction to TPM: Total Productive Maintenance, Portland: Productivity Press; 1988.

ROBERT HANSEN. Overall Equipment Effectiveness: A Powerful Production/maintenance Tool for Increased Profits. Industrial Press, Ed.1, 2001.

Geisiane Oliveira
Graduada em Engenharia de Produção – UFPE CAA Mestre em Engenharia de Produção – UFPE CAA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *