Philip B. Crosby

Philip B. Crosby (1926-2001) foi um empresário e consultor de qualidade americano, conhecido por sua contribuição para o desenvolvimento e difusão do conceito de “zero defeitos” na indústria.

Crosby iniciou sua carreira como mecânico de aeronaves e serviu na Segunda Guerra Mundial antes de se tornar gerente de qualidade em uma fábrica de plásticos. Ele se tornou um dos pioneiros da revolução da qualidade nos anos 1950 e 1960, trabalhando como executivo em empresas como Martin Marietta e ITT. Em 1979, ele fundou sua própria empresa de consultoria em qualidade, a Philip Crosby Associates, que se tornou uma das mais renomadas do setor.

O conceito de “zero defeitos” proposto por Crosby afirma que é possível alcançar a perfeição em todos os processos e produtos, eliminando completamente os erros e defeitos. Para alcançar esse objetivo, Crosby propôs uma abordagem baseada em quatro princípios: 1) a definição clara do que é um defeito; 2) a medição da qualidade em vez da inspeção; 3) o envolvimento de todos os funcionários em um processo de melhoria contínua da qualidade; e 4) a busca constante pela melhoria do processo.

Crosby também foi autor de vários livros sobre qualidade, incluindo “Qualidade é Investimento” e “Zero Defeitos: Qualidade Absoluta”. Ele foi um dos líderes do movimento da qualidade total que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980, e suas ideias tiveram um impacto significativo na indústria e na gestão da qualidade em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *