Jeep Commander foi o milionésimo veículo da marca fabricado no Polo Automotivo de Goiana
A Jeep, empresa pertencente ao grupo Stellantis, chegou à marca histórica de 1 milhão de veículos produzidos no Polo Automotivo de Goiana (PE). O modelo escolhido para a ocasião foi o SUV de 7 lugares Commander, o primeiro Jeep totalmente desenvolvido no Brasil. O feito ocorreu em 4 de abril, mesmo dia em que se comemora anualmente o “Jeep Day” – a data faz uma referência à tração 4×4.
Para comemorar em grande estilo, a fábrica convidou um grupo exclusivo de jornalistas para visitar a montadora e participar ativamente da linha de produção. Os convidados puderam vivenciar de perto o processo de montagem e colocar literalmente a mão na massa (clique aqui e confira o registro do momento). Além da imprensa, a Jeep convidou Hugo Vidal, um senhor de 88 anos que, aos 19, desbravou uma jornada de São Paulo ao Alasca ao volante de seu Jeep CJ-3B.
Na unidade pernambucana são produzidos os modelos Renegade, Compass e Commander, entre outros veículos da Stellantis. Chegar ao número de 1 milhão de unidades da Jeep produzidas em oito anos confirma o sucesso dos modelos da marca no mercado brasileiro. Além do mais, esses veículos também são exportados para diversos países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai.
Jeep em Pernambuco
A história do recomeço da Jeep no País teve início em fevereiro de 2015, com a instalação da fábrica no município de Goiana, interior de Pernambuco. Um mês após, a marca lançou o primeiro veículo produzido no local, o Renegade, que logo se tornou uma referência, revolucionando o segmento com seu estilo e versatilidade. O sucesso foi tanto que até o final de março, foram produzidas 538.845 unidades.
No ano seguinte, a segunda geração do Jeep Compass começou a ser produzida no Brasil, liderando a categoria de SUVs médios desde então e sendo o mais vendido em geral nos anos de 2017 e 2018. Já em 2021, a marca apresentou o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil, que redefiniu o segmento de SUVs grandes.
Histórico da Jeep no Brasil
A produção da Jeep no Brasil vem de longa data, desde fim dos anos 1940, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960. Ou seja, existem muito mais de 1 milhão de Jeeps fabricados no Brasil circulando não só pelo país, mas por toda a América Latina. Isso significa que existem muito mais de 1 milhão de Jeeps fabricados no Brasil circulando não apenas no país, mas em toda a América Latina.
Fonte: JEEP e Canal Carro Arretado