A Logística 4.0 em tempos de Pandemia

Resumo: A logística 4.0 faz o uso de ferramentas tecnológicas, automatização, uso de sensores, softwares e internet para otimizar seus processos melhorando a sua eficiência. Dentro dessa linha o presente  artigo objetiva mostrar a importância da logística 4.0 relacionando esse conceito ao contexto de pandemia causada pelo Corona Vírus como uma forma de contribuir para diminuir o risco de contaminação das pessoas e como forma de sobressair competitivo no mercado. Além disso, será mostrado as vantagens e desafios da implentação a Logística 4.0 no Brasil. Em tempos de pandemia o uso de ferramentas tecnológicas  aliada a uma logística bem estruturada é uma alternativa promisssora para se sobressair e se manter competitivo no mercado

Palavras-chaves: Logística 4.0, Pandemia, Corona Vírus, Tecnologia.

1.Introdução:

A maior crise global está acontecendo devido a pandemia causada pelo Corona Vírus e não saberemos quando tudo isso irá acabar. A pandemia impacta toda a cadeia produtiva, o deslocamento de pessoas e a compra de elementos fundamentais para a produção. Obriga a pessoas a imobilidade, ao isolamento afetando todos os momentos do ciclo produtivo (SILVA, 2020). 

Nesse cenário de pandemia o setor de logística que é responsável por fazer chegar a mercadoria ao consumidor vai ter que se adaptar a um sistema inteligente e robotizado para realizar as atividades de transporte, movimentação de produtos, estoque, armazenamento de matéria-prima e entrega do produto final até o cliente.

 Percebe-se assim que o setor de logística é importante para a empresa e toda a cadeia produtiva. E nesse momento de pandemia é notório como uma logística bem estruturada com ferramentas inteligentes e robotizada voltada para as atividades da logística vão possibilitar que as empresas se mantenham competitivas no mercado. 

2. Revisão bibliográfica:

2.1 logística 4.0 

A logística tem a função de organizar as etapas que vão desde a compra de matéria-prima, estoque e controle de vendas e entregas do produto final. O conceito 4.0 está relacionado a inserção de tecnologias digitais no meio produtivo atrelada  ao termo indústria 4.0 e daí surge o termo logística 4.0 para acompanhar essa evolução tecnológica.

A Logística 4.0 está relacionado ao uso de tecnologias de informação e comunicação na produção de uma empresa, a fim de otimizar o processo tornando-o muito mais eficiente, eliminando custos e perdas, agregando valor ao cliente (CARMONA, 2017; SCHWAB, 2015, p.10  apud  SILVA et al; 2019). 

2.1.1 Vantagens da Logística 4.0 em Tempo de Pandemia

As vantagens da implementação da Logística 4.0 estão citadas a seguir:

  • O uso de ferramentas que possibilitem as vendas e compras on-line diminuindo assim o contato humano em épocas de pandemia e isolamento social
  • O uso da robótica facilita o trabalho e faz com que não haja aglomerações de pessoas nas áreas de produção e nas áreas de movimentação de mercadorias, diminuindo assim o risco de propagação da doença causada pelo Corona Vírus.  
  • O avanço tecnológico proporcionado pela Internet possibilita uma produção computadorizada possibilitando que as máquinas trabalhem com o mínimo de intervenção humana e consequentemente diminuindo os riscos de disseminação do Corona vírus
  • Recomendar aos trabalhadores escolhidos para trabalhar em sistema de revezamento e com escala de horário alternados para resolverem problemas da produção e logística por telefone para diminuir a circulação de pessoas no ambiente e nos horários livres dos colaboradores recomenda-se que fique em casa fazendo cursos de capacitação  on-line.
  • Conhecer os problemas do setor em tempo real possibilitando corrigir falhas em tempo real evitando assim desperdícios e economia de recursos em tempos de crises causadas pela pandemia
  • Gerenciamento do estoque da matéria-prima e dos produtos acabados. A demanda de vendas em épocas de pandemia tem suas variações, daí a importância de fazer um controle quantitativo de matéria-prima e dos produtos acabados para manter um equilíbrio entre a quantidade de produtos armazenados acabados e a demanda de vendas.
  • O uso do GPS e sensores permite acompanhar o caminho do transporte do produto da chegada ao ponto final e permite otimizar os percursos com rotas alternativas desviando do caminho quando possível a passagem em locais que não há entregas de mercadorias, favorecendo a redução de custos de combustível em tempos de crise causadas pela pandemia. 
  • Em tempos de pandemia faz-se o uso de plataformas digitais para reuniões on-line
  • Disponibilização de recipientes de álcool gel em pontos estratégicos da fábrica para higienização das mãos dos trabalhadores. 

2.2. Desafios da Logística 4.0 

O mercado global cobra das empresas velocidade e rapidez em suas operações, influenciadas pelo desenvolvimento dos computadores, das telecomunicações e internet Novos modelos de negócios serão fundamentais para atender as mudanças que o mercado irá sofrer nesse contexto de pandemia (CARMONA, 2017; SILVA e KAWAKAME).

 O setor de logística no Brasil enfrenta inúmeros desafios. Uma das barreiras é o custo de inserção das tecnologias que dificulta a transição, assim como a ausência de financiamentos e oportunidades que podem auxiliar o investimento das indústrias. 

A falta de conhecimento dos empresários dos benefícios advindo do conceito 4.0 é outro ponto a ser trabalhado, no Brasil, muitas indústrias ainda estão se familiarizando com as inovações  apresentadas pela indústria 4.0 e alguns empresários com mentalidade limitada se mostram desinteressados quando se propõe a ele fazer investimentos em ferramentas tecnológicas, ou seja  há uma resistência muito grande em se fazer as mudanças necessárias, porque o empresário não percebe que esse investimento tecnológico irá reduzir os custos da empresa a longo prazo. 

Promover essas mudanças no setor logístico pode ser considerado o maior desafio, pois é necessário alterar a forma de trabalhar e de executar os processos fazendo com que haja alta conectividade e integração (entre máquinas, pessoas, processos, empresas), necessitando que todos tenham acesso às informações e dados precisos e atualizados (SILVA e KAWAKAME, 2019). Dessa forma haverá a necessidade da integração on-line de fornecedores, máquinas e clientes. Se as informações e a comunicação não forem padronizadas, pode existir uma falha de interpretação que comprometerá todo o processo de produção e consequentemente falhas na logística. (FRAGA et al, 2016).

Pelos motivos citados acima é necessário investir na capacitação dos funcionários, já que o trabalho manual será substituído pela programação e monitoramento das máquinas. Para isso, os gestores devem estar preparados e capacitados, para passar conhecimento e motivação para os demais, fazendo com que todos os envolvidos tenham uma alta capacidade de adaptação a mudanças (FRAGA et al, 2016 ; SILVA e KAWAKAME, 2019). 

Mesmo diante dos desafios é necessário se adaptar ao novo contexto que a pandemia traz e essas mudanças passa a ser o diferencial das empresas que irão permanecer competitivas após a pandemia. Nesse cenário crítico de pandemia a tecnologia digital tem sido uma das alternativas utilizadas para se sobressair no mercado nesse período de pandemia. E as empresas que não estiverem adaptadas a esse novo modelo de negócio devem adequar a sua empresa de acordo com o seu segmento.

3. Conclusão 

O setor de logística é de fundamental importância para toda a empresa. No contexto da pandemia, em que se deve fazer o isolamento social é necessário que esse setor faça o uso da robotização, softwares, sensores e a internet que possibilitam aperfeiçoar todo o processo da logística diminuindo as necessidades de intervenção humana diminuindo assim os riscos de contaminação casos de Corona Vírus e também trazendo melhorias significativas ao setor de logística devido a otimização do processo logístico. Todavia muitos são os desafios para fazer essa transição para o conceito 4.0 da logística.

É preciso acompanhar as mudanças da Logística 4.0 planejando e estruturando bem a logística de acordo o seu segmento para se sobressair e se manter competitivo no mercado perante as mudanças que esse cenário de pandemia impõe.

Referências bibliográficas

CARMONA, A.L.M. Análises dos impactos da indústria 4.0 na logística empresarial. Trabalho de Conclusão do curso de engenharia de transporte e logística, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/181717. Acessado em 24/04/2020.

COELIS, E.L. Logística Empresarial. 2017. Disponível em: Acessado em 24/04/2020.  Disponível em:

FRAGA; M. A. D.F.; FREITAS; M. M. C. D; SOUZA, G.P.L.D. Logística 4.0: Conceitos e Aplicabilidade-Uma pesquisa-ação em uma empresa de tecnologia para o mercado automobilístico. 2016. Disponível em: https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/214. Acessado em 24/04/2020

SILVA, E.F.D.; KAWANE, M.D.S. Logística 4.0: Desafios e inovações. Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2019.v Disponivel em http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/09272019_160930_5d8e6626548f1.pdf. Acessado em: 24/04/2020

SILVA, A.O. D. S; LEITE,T.A. ; PEREIRA,K.C.D.L;BASTOS,R.T.D.C;BRITO,M.F.D.B. Logística lean como uma ferramenta de sustentabilidade para a indústria 4.0. X FACTEC LOG, 2019. Disponível em: http://fateclog.com.br/anais/2019/LOG%C3%8DSTICA%20LEAN%20COMO%20UMA%20FERRAMENTA%20DE%20SUSTENTABILIDADE%20PARA%20A%20IND%C3%9ASTRIA%204.0.pdf. Acessado em 24/02/2020.SILVA, J.B. da; MUNIZ, A.M.V. Pandemia do Coronavírus no Brasil: Impactos no Território Cearense. Revista brasileira de geografia econômica, ano IX, n.17, 2020. Disponível em https://journals.openedition.org/espacoeconomia/10501. Acessado em 25/04/2020 Acessado em 25/04/2020





Verilânea Neyonara Faustino Lisboa
Engenheira Química – UFCG
Mestre em Engenharia Química – UFCG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *