A qualidade
Para atingir os objetivos pretendidos de forma eficiente e atender as expectativas de todos, seja clientes, funcionários, acionistas, sócios ou vizinhança, as empresas têm se preocupado cada vez mais com a Qualidade. As melhorias que ela agrega não se restringem apenas aos bens e serviços, mas em toda composição da organização, uma vez que a qualidade influencia sobre o reconhecimento no mercado, viabiliza a expansão e impacta no aumento da produtividade em decorrência da redução de custos e desperdícios.
A qualidade está associada a ausência de defeitos e a presença de características que irão satisfazer os clientes, ou seja, está relacionada de maneira direta a satisfação do consumidor e sua medição é realizada por meio das características da qualidade dos produtos ou dos serviços (CAMPOS, 2014).
Em um cenário em que as expectativas do mercado mudam aceleradamente, ela é uma meta que está em constante movimento e os clientes irão notá-la e compreendê-la, quando existir em todos os segmentos da empresa, o que denominasse de Qualidade Total (TAVARES et al., 2004). Ainda de acordo com Tavares et al. (2004), qualidade total é a completa mobilização dos colaboradores da empresa em busca de produtos e serviços com qualidade.
Muitos consideram que o programa 5S é base para a implementação da gestão de qualidade total dentro das organizações, pois o 5S visa preparar a empresa para Qualidade Total a partir do sincronismo entre os elementos da produção: homem, materiais, máquinas e ambiente.
O 5S
O programa de qualidade 5S surgiu no Japão, na década de 50, e consiste em um conjunto de conceitos e práticas que possui a organização e a racionalização como objetivos no ambiente de trabalho. A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke (CARPINETTI, 2016).
Assim, esse programa foi difundido no Brasil e ao invés apenas de sua tradução para o português, obteve-se a identificação real do sentido de cada um dos sensos: utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. De acordo com Campos (2014), o programa 5S não é apenas um evento de limpeza, ele propõe mudar a maneira como as pessoas pensam rumo a um melhor comportamento para a vida, numa empresa entre seus benefícios ele conduz a ganhos relacionadas ao aumento da produtividade. Abaixo serão detalhados cada um dos S’s do programa.
Os 5 sensos
1ºS – Seiri (Senso de utilização): Nesse primeiro senso deve-se identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, que existirem no local de trabalho, ou seja, fazer a separação dos objetos desnecessários dos necessários para descartar (CARPINETTI, 2016). Conforme sustenta Oliveira (2016), esse 1ºS aborda a boa e necessária utilização dos recursos, conforme a sua utilidade e adequação, com isso evitase os excessos, os desperdícios e a inadequada utilização dos recursos.
2ºS – Seiton (Senso de organização): Após ser realizado o descarte do que não for útil, os itens que permanecerem devem retornar aos seus locais, para tal deve ser definido a área específica de acondicionamento e identificação. A finalidade desse senso é que os funcionários entendam que cada item tem seu local de guarda, a fim de que todos consigam ter acesso aos materiais quando forem necessários (SILVA, R; SILVA, O.; 2017).
3ºS – Seisou (Senso de limpeza): O objetivo desse senso é eliminar a sujeira para preservar o ambiente limpo (paredes, teto, armários, piso, etc.). Os ambientes devem ser mantidos limpos e para isso deve-se buscar a eliminação das causas das sujeiras. O mais importante nesse conceito não é a ação de limpar, mas a conduta de não sujar (LOBO, 2010). Para Custodio (2015), é necessário parecer limpo e não apenas estar limpo.
4ºS – Seiketsu (Senso de saúde): Esse senso está relacionado a conservação dos três sensos anteriores e a extensão deles aos próprios trabalhadores, nele a prioridade é a higiene e a saúde dos funcionários. Por higiene entende-se não apenas o asseio dos trabalhadores e a limpeza do ambiente, mas também a eliminação de todas as situações que possam oferecer riscos para a saúde, procura-se minimizar ruídos, averiguar as condições ergonômicas, verificar a utilização dos equipamentos de proteção, sinalizar locais perigosos, além de incentivar hábitos saudáveis e outras ações que contribuam para um ambiente harmônico e saudável (LÉLIS, 2012).
5ºS – Shitsuke (Senso de autodisciplina): A autodisciplina está relacionada a educar pelo processo de repetição, conscientização e prática (GOZZI, 2015). De acordo com Paladini (2012), o senso de autodisciplina é a manutenção dos valores em geral, na prática está relacionado a inexistência de fiscalização e controle externo aos funcionários, já que a conduta é definida por valores individuais, torna-se então necessário o autodesenvolvimento de forma contínua de todos envolvidos.
Qual a importância e benefícios do 5S?
Este programa de qualidade é considerado como uma das mais despretensiosas e poderosas ferramentas na gestão da qualidade, pois visa transformar o comportamentodas pessoas, na mudança de hábitos com a adoção de melhores práticas para a vida. Nas empresas ele possibilita melhorias nos processos da organização e com isso tende a aumentar a produtividade, portanto ele é um programa de extrema importância nas instituições que buscam aperfeiçoamento para manter o negócio e para que suas atividades não sejam encerradas pela ausência da qualidade.
Alguns dos benefícios provenientes do 5S podem ser conferidos no quadro abaixo:
Exemplo prático da implementação do 5S em um laboratório municipal:
Conclusão
O programa de qualidade 5S pode ser implementado nos mais diversos tipos de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, sua aplicação vai além da vida profissional, ele também pode ser aplicado na vida pessoal dos indivíduos. Importante destacar que sua implementação precisa ser sistemática e planejada para garantir a continuidade das mudanças provocadas pela adoção dos conceitos do programa.
Um dos maiores desafios das empresas é conseguir manter o programa ativo após sua implementação, sendo fundamental que haja a participação e cooperação de todos os envolvidos na empresa e que de fato, ocorra uma mudança nos hábitos e atitudes construídas e incorporadas ao longo dos anos dentro do ambiente coorporativo.
Dessa forma, será possível obter sucesso em sua implementação e atingir melhores resultados, usufruindo dos mais diversos benefícios que o emprego do programa podem proporcionar, que vão desde as melhores condições do ambiente de trabalho, diminuição dos desperdícios, aumento da produtividade até a promoção de saúde aos trabalhadores.
Referências bibliográficas
CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total. 9. ed. Nova Lima: Falconi, 2014. CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
CUSTODIO, M. F. (Org.). Gestão da qualidade e produtividade. São Paulo: Pearson, 2015.
GOZZI, M. P. (Org.). Gestão da qualidade em bens e serviços – GQBS. São Paulo: Pearson, 2015.
LÉLIS, E. C. (Org.). Gestão da qualidade. São Paulo: Pearson, 2012.
LOBO, R. N. Gestão da qualidade. São Paulo: Érica, 2010.
OLIVEIRA, O. Gestão da qualidade, higiene e segurança na empresa. São Paulo: Cengage Learnig, 2016.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
RIBEIRO, H. Como formar a cultura do 5S na empresa. São Caetano do Sul: PDCA, 2015.
SANTOS, D. D. Implantação do programa de qualidade 5S em laboratório municipal de Blumenau. 2019.
SILVA, R. A.; SILVA, O. R. Qualidade, padronização e certificação. Curitiba: InterSaberes, 2017.
TAVARES, D. G. et al. Programa da Qualidade 5 S. IV Encontro Latino Americano de PósGraduação. Vale do Paraíba:[sn], p. 830-836, 2004. Disponível em:
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC6-75.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020.
Autora
Mariane Francis – Engenheira de Produção e Técnica em Segurança do Trabalho