Negócio criará a quarta maior montadora do mundo e terá divisão acionária de 50% para cada uma das companhias.
A Fiat Chrysler e o grupo francês PSA, dono da Peugeot, confirmaram nesta quinta-feira que planejam uma fusão. O negócio, se concretizado, dará origem à quarta maior companhia automotiva do mundo.
“Temos o prazer de compartilhar que anunciamos hoje que a FCA e o Groupe PSA planejam unir forças para construir uma empresa líder mundial para uma nova era de mobilidade sustentável” diz a nota assinada pelo Chief Operating Officer, FCA LATAM, Antônio Filosa.
Em comunicado, Fiat Chrysler e Peugeot afirmaram que “abriram o caminho” para a criação de um “novo grupo de dimensões e recursos globais”.
A combinação, que será estruturada em uma fusão 50%/ 50%, criaria a quarta maior empresa automotiva global, com vendas anuais próximas de 9 milhões de veículos, além de escala, capacidade e recursos para aproveitar com êxito as oportunidades e gerir efetivamente os desafios da nova era de mobilidade. As sinergias entre as duas companhias devem gerar uma economia de 3,7 bilhões de euros. A montadora resultante da fusão terá receita de quase 170 bilhões de euros e lucro de 11 bilhões de euros, com venda 8,7 milhões de veículos por ano.
O novo grupo que será formado terá matriz na Holanda. O presidente, segundo o comunicado, será John Elkann, que atualmente controla a Fiat Chrysler, mas o cargo de executivo-chefe será dado ao presidente do PSA, Carlos Tavares. “A companhia resultante da fusão se beneficiará das margens entre os mais altos mercados onde estará presente, baseada na solidez da Fiat Chrysler na América do Norte e na América Latina e da PSA na Europa”, disseram as duas empresas no comunicado.
A negociação já foi autorizada pelos conselhos de administração dos dois grupos. Nas próximas semanas, a expectativa é chegar a um memorando de entendimento vinculante para dar sequência à fusão. “Essa convergência cria um valor significativo para todos os acionistas e abre um futuro brilhante para a companhia resultante da fusão. Estou satisfeito com o trabalho realizado até agora com Mike Manley (executivo-chefe da Fiat Chrysler)”, afirmou Tavares na nota.
No Brasil, o market share da nova empresa ficará em pouco mais de 14%. Por aqui, a Fiat e a Jeep têm ampla participação de mercado, enquanto Citroën e Peugeot são consideradas marcas de nicho.
Fonte: Exame / Comunicado FCA (31/10/2019)