A Importância do PCM como função estratégica da Gestão da Manutenção

Você sabia que existe uma função no setor industrial que é essencial para garantir uma boa gestão dos ativos? E que sem ela o sistema de gestão e controle da manutenção não funciona bem?

E também que é um cargo estratégico nas organizações, podendo ser a porta de entrada para você assumir cargos de maior responsabilidade em curto prazo?

Tem mais… nesta função, você pode desenvolver habilidades importantes para sua carreira, tais como: liderança, organização, planejamento, gestão de processos, entre outras possibilidades.

E que segundo o site lovemondays o salário médio para esta função é de R$
3.386/mensal. O salário pode variar de R$ 2.207 a R$ 4.722. (ou até mais).
Sabe de que função estamos falando? Falamos aqui do Planejador de Manutenção, você sabia de tudo isso que falamos ?

FUNÇÃO PCM

PCM é a sigla para Planejamento e Controle da Manutenção, o PCM é área
estratégica dentro do setor de manutenção industrial de qualquer empresa.
O PCM tem a missão de fornecer apoio tático e estratégico para as atividades de manutenção garantindo os recursos necessários à execução das tarefas.

É responsável pelo gerenciamento dos serviços de manutenção, devendo atuar em conjunto com todos os funcionários do setor, direcionando a equipe conforme a estratégia da empresa e a necessidade do negócio. Em outras palavras, ele define critérios, determina parâmetros, controla e analisa o desempenho de todas as tarefas que são realizadas pelas equipes de manutenção.

O OBJETIVO DO PCM

O principal objetivo do PCM é o de garantir e elevar a confiabilidade e
disponibilidade dos ativos, garantindo a produtividade de todos os recursos da manutenção com custos adequados para o negócio.

Desta forma, Planejamento e Controle de Manutenção deve definir em conjunto com a liderança da manutenção, as melhores estratégias para alocar todos os recursos do setor de manutenção, que são: mão de obra (seja ela própria ou terceirizada), o tempo (máquina parada) e os recursos financeiros disponibilizados pela organização.

ATIVIDADES DO PCM

O PCM tem diversas atribuições, logicamente estas atribuições variam de empresa para empresa, no entanto podemos citar algumas das principais:

  • Definição do critério de criticidade dos equipamentos;
  • Criação dos cronogramas de manutenção preventiva;
  • Programação das paradas programadas;
  • Planejamento e nivelamento de recursos de manutenção para execução das atividades;
  • Aquisição de materiais e serviços para realização das tarefas;
  • Criação de instruções de trabalho e padrões de manutenção;
  • Cadastro dos planos de manutenção no sistema de gestão;
  • Acompanhamento das paradas programadas;
  • Gestão de sobressalentes;
  • Controle dos custos de manutenção.

Estas são apenas algumas das muitas atividades que o planejador pode
desempenhar, porém, como foi dito, as atividades devem mudar de acordo com a visão e a estratégia da empresa para o setor. No entanto, podemos observar em algumas atividades citadas, a importância que o PCM exerce dentro das organizações.

O trabalho do PCM dentro da empresa apresenta inúmeros benefícios para o negócio, é através dele, por exemplo, que as informações provenientes das intervenções nos equipamentos são geradas e analisadas pela gestão, apoiando desta forma a tomada de decisão. Decisão esta que visa a redução das perdas dentro da empresa, e como consequência gerando um aumento de performance dos equipamentos, aumento de produtividade, otimização dos custos e redução das perdas.

Neste contexto, o PCM é o grande “maestro” dentro da manutenção, pois, é ele quem enxerga de maneira estratégica todos os recursos, e direciona da melhor maneira possível cada um deles, visando sempre maximizar os resultados da organização.

Por conseguir desenvolver trabalhos de maneira estratégica, atuar como líder e ainda conhecer tecnicamente os processos e equipamentos, assumir um cargo de planejador de manutenção, normalmente, é um grande passo para iniciar uma carreira sólida no segmento industrial.

Minha carreira iniciou como planejador de manutenção e considero que tenha sido um grande diferencial poder atuar nesta posição por cerca de 2 anos. Com esta oportunidade, tive a chance de vivenciar os primeiros aprendizados de liderança e gestão, além de aprender muito no “chão de fábrica”, um aprendizado que a universidade não foi capaz de me proporcionar. A rotina do planejamento me ajudou a desenvolver meu nível de organização, controle, disciplina e acima de tudo ter uma
visão sistêmica e estratégica do negócio, fatores estes que procuro levar sempre comigo. Após o período como planejador, me senti muito mais seguro e confiante para assumir novos desafios em cargos de liderança, que sem dúvida seriam muito mais difíceis se eu não tivesse passado por esta etapa dentro do PCM.

Lindemberg Figueiredo Silva

Engenheiro mecânico com 19 anos de atuação no setor industrial, com pós-graduação em Gestão de Produção, MBA em Gestão Empresarial, Liderança de negócios pela OHIO University e Instrutor internacional de TPM, tendo trabalhado como gestor em diversas empresas, tais como: TCA, Unilever, Alcoa, Fibrasa, Gerdau, Alpha Plast. Atualmente atua como Gerente de Engenharia e Manutenção na Heineken.

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