Conheça a história de sucesso e superação de Soichiro Honda – o gigante Japonês
O que te impulsiona a lutar por seus sonhos? E o que te faz desistir? Geralmente as pessoas se sentem desmotivadas ao ouvirem os “nãos” dados pela vida, mas há outras, poucas, que os tornam degraus para a construção de uma escada rumo ao sucesso. E se tornam grandes!
Um desses exemplos emblemáticos é a história do engenheiro industrial japonês Soichiro Honda. Um homem que riscou a palavra fracasso de seu dicionário e construiu um verdadeiro império automobilístico.
História
Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906, em uma pequena província do Japão chamada Komyo. Era o filho mais velho de uma família muito simples e desde jovem já ajudava o pai, que era ferreiro, em uma oficina de conserto de bicicletas. Apesar de não ser um bom aluno na escola, era uma criança muito curiosa e super inteligente.
A primeira vez que viu um carro, Soichiro ainda era muito pequeno. Mas aquele momento foi o bastante para deixá-lo fascinado e muito curioso para saber como a máquina funcionava.
Com 15 anos, mudou-se para Tóquio para trabalhar como mecânico na Art Shokai. Fez amizade com seu chefe que, ao perceber toda a paixão do jovem pelos carros, sugeriu que ele tentasse construir o seu próprio veículo de corrida com algumas peças velhas de avião. E foi assim que, em 1924, nasceu o “Curtiss Special”. No mesmo ano, o modelo foi o vencedor do campeonato de corrida do Japão. Nessa época, Soichiro tinha apenas 18 anos de idade.
Aos 21 anos, voltou a sua cidade natal e montou uma filial da empresa na qual trabalhava. Algum tempo depois, fundou a sua própria fábrica: a “Tokai Seiki Heavy Industries”, onde fazia peças de automóveis e anéis de pistão.
O maior objetivo do jovem era vender seu produto à Toyota Corporation. Para isso, dedicou muito tempo de trabalho e chegou até a empenhar as jóias da esposa para investir no negócio. Mas quando apresentou os itens à organização, recebeu uma negativa. Soichiro, então, buscou formação técnica e passou a cursar a Escola de Tecnologia de Hamamatsu, onde sofreu muito bullying, simplesmente por acreditar em seu sonho. Mesmo assim, não desistiu de alcançar seus objetivos e seguiu forte. Após dois anos, conseguiu fechar o contrato que tanto desejou.
Segunda Guerra Mundial
O Japão estava se preparando para a Segunda Guerra Mundial e o governo negou ajuda à Soishiro, que planejava construir uma fábrica. Ao invés de desistir, o engenheiro desenvolveu outra estratégia: inventou um processo para fabricar o próprio concreto e assim realizar a construção.
Após o conflito, outro grande prejuízo: o país estava completamente devastado e Soichiro perdeu tudo o que tinha construído. Ele, então, vendeu o que sobrou e fundou o Honda Technical Research Institute, com o intuito de atuar em diferentes áreas de engenharia e manufatura.
Nessa época, o Japão estava passando por uma enorme escassez de gasolina e os automóveis praticamente haviam desaparecido das ruas. Um dia, Soichiro precisou sair para fazer feira e decidiu adaptar um pequeno motor à sua bicicleta. Mais uma vez, o jovem viu uma oportunidade de negócio, porém esbarrou na falta de capital.
Mas isso também não foi impedimento. O empreendedor entrou em contato com todos os donos de lojas de bicicleta do Japão e apresentou uma solução para revitalizar o país: a fabricação de bicicletas motorizadas acessíveis. Cerca de cinco mil proprietários adiantaram o capital necessário para o negócio. Ele foi adaptando a invenção até conseguir um motor leve e menos barulhento do que o habitual. A partir do sucesso de sua criação, em setembro de 1948, fundou a Honda Motor Company.
Enfim, o sonho se tornou realidade!
Pouco a pouco, a produção da Honda Motor Company foi aumentando e se expandindo para todo o país. E, a partir da década de 1960, a organização começou a se dedicar apenas à indústria automotiva. Em 1973, Shoichiro deixou de trabalhar em sua empresa e criou a Fundação Honda, destinada à proteção ambiental. Dedicou seu compromisso a essa causa até agosto de 1991, quando veio a falecer.
Apesar de todos os problemas que encontrou em seu caminho, o empresário se tornou o maior fabricante de motocicletas do mundo e dono de uma das maiores fábricas de automóveis do país. Atualmente, a Honda Corporation tem mais de cem mil colaboradores nos Estados Unidos e Japão.
Durante toda a vida, Soichiro prezou pela qualidade em tudo o que realizava. Era considerado um grande líder, dava oportunidades a novos talentos e ouvia com frequência os seus funcionários. Sua história mostrou que a perseverança e o trabalho duro são a chave do sucesso.