O Networking é uma habilidade fundamental para obter sucesso Profissional. Como anda seu Networking?
Veja como melhorar seu perfil e usar esta rede social profissional para aumentar as chances de conquistar vagas:
- Faça contatos qualificados: é importante reservar um tempo para fazer pesquisas e se conectar com pessoas na sua área de atuação ou de interesse;
- Mande convites personalizados: Sempre que enviar um convite de conexão, mande também uma mensagem especial para a pessoa. Lembre-se que ela também está tentando formar uma rede qualificada, assim como você, então precisa saber por que manter contato contigo é uma boa escolha.
- Siga influenciadores: o LinkedIn também tem aqueles perfis que se destacam pela grande influência e circulação de conteúdo dentro da plataforma..
- Siga empresas: Provavelmente você já acessou uma página corporativa, viu as vagas e saiu sem segui-la. Esse é um erro grave, porque, muitas vezes, as empresas usam o feed de notícias – e não a ferramenta “vagas” – para publicar oportunidades, e quem não está seguindo tem menos chances de vê-las.
- Está procurando uma vaga? :Não coloque esse tipo de informação no título do seu perfil. Esse é o primeiro campo considerado pelo sistema de busca da rede no momento de uma pesquisa, portanto, reserve-o para, de fato, esclarecer seu título profissional.
- Tenha recomendações: No LinkedIn há um campo especial para reunir suas competências. Quando acessam seu perfil, seus conhecidos podem validar aquelas habilidades que eles garantem que você possui, gerando maior credibilidade.
- Escreva, publique, comente: Não tenha receio de fazer postagens e publicar artigos no LinkedIn por ter pouca experiência e medo de parecer arrogante por opinar. Entretanto, o importante nesse caso é mostrar conhecimento.
- Fique de olho nas palavras-chave das vagas : Na hora de pensar quais palavras-chave são mais indicadas para seu perfil, dê uma olhada nas vagas disponíveis para as quais você se candidataria. Elas podem te mostrar o que os recrutadores estão buscando e que termos eles estão utilizando.
Autor: Prof. Dr. Helder Diniz